Para chegar a um lugar você pode escolher, entre as opções de trajeto, aquela que irá exigir de menor esforço, menor tempo, maior segurança. Para ir de São Paulo a Brasília (cerca de 1010 km), por exemplo, você pode ir caminhando por 10 dias até chegar lá. Ou diminuir o tempo de trajeto, escolhendo a de bicicleta (3 dias). Mas de carro, em 12 horas, você chega lá. Porém existe uma opção que é ir de avião e levar pouco mais de uma hora, demonstrando um custo x benefício que torna essa opção a melhor.

Você pode concordar com essa reflexão, mas também está se perguntando: e o que isso tem a ver com a minha empresa de segurança? Exatamente tudo! E devolvo a pergunta: que tipo de “transporte” você tem utilizado para o crescimento da sua empresa? Já analisou o custo benefício no processo que você possui hoje para trazer esse crescimento?

De a pé a avião

Muitas empresas não utilizam nenhuma ferramenta para ter resultados e utilizam apenas a expertise e conhecimento do gestor. Essas caminham a pé rumo ao sucesso. Outras vão de bike, e utilizam papel e planilhas elevando o grau de dificuldades no percurso da empresa.

Quero apresentar para vocês o benefício de utilizar um avião no trajeto da gestão de sua empresa e o que uma ferramenta específica pode fazer por você. Apresento três fatores que influenciarão seu negócio de forma positiva –  claro, se você optar por seguir esse trecho de avião, ou melhor, com um sistema de gestão específico.

1º Informações para planejamento estratégico e tomada de decisão

Muitas informações são geradas durante o processo de trabalho de uma empresa de segurança eletrônica, porém tendem a ficar espalhadas, em papel, planilhas ou até mesmo em diferentes sistemas.

Uma ferramenta de gestão específica para o segmento irá evitar essa dispersão de informações, centralizando e tornando o acesso fácil em uma única ferramenta.

O que sua empresa ganha? Ganha mais consistência e uma visão global, tornando o planejamento estratégico da empresa e as tomadas de decisões confiáveis e assertivas.

2º Aumento na competitividade

Uma ferramenta de gestão específica irá prever os resultados e as ações desempenhadas pela equipe comercial, com indicadores veiculados à real lucratividade e rentabilidade de cada cliente.

Com isso você saberá quais são os esforços que realmente valem a pena empenhar e agregam valor para empresa, e poderá tratar cada cliente de forma exclusiva e personalizada, o que aumentará a fidelização de sua carteira de clientes.

Identificar os custos de aquisição de um cliente se torna cada vez mais necessário para as empresas de segurança eletrônica. É a garantia de uma carteira de clientes saudável e mais lucratividade à empresa.

3º Definição de processos
O mercado de segurança eletrônica está competitivo. Para ter um crescimento constante e que acompanhe o cenário, algumas empresas estão buscando alguns diferenciais.

Um dos principais é a qualidade – os clientes estão cada vez mais exigentes e buscam além da qualidade dos produtos a qualidade no serviço prestado por sua empresa.

É aqui que entramos em um assunto bem especial. Sua empresa possui processo de venda, atendimento, financeiro, estoque, compras e operacional definido, ou você foi ajustando o processo no caminho ela percorreu?

Uma empresa deve ter claro os processos para conseguir extrair o máximo de eficiência da sua equipe, eliminando retrabalho e minimizando os riscos com erros causados por colaboradores que até então realizam os trabalhos de acordo com o que ele acha que é certo.

A definição de processos pode representar o sucesso na gestão de uma empresa e com uma ferramenta de gestão específica é possível avaliar os recursos e as pessoas como um todo.

Com um processo bem definido ainda é possível mapear as falhas com facilidade e ainda reduzir os custos com treinamento de novo colaborador.

Qual será sua escolha?

É possível trabalhar e melhorar esses três pontos dentro de sua gestão de empresa de diferentes maneiras (caminhando, de carro ou avião), a escolha é sua. Mas por que não deixar quem já conhece sua necessidade e já percorreu e aprendeu com as dificuldades do segmento a melhorar seus processos, otimizar o desempenho da empresa, reduzir custos, aumentar a lucratividade e definir com você o melhor meio de transporte para o seu sucesso?

#vaipracima!

Sobre o autor
Jonny Steinmetz
Graduado em gestão comercial, compartilha seu conhecimento em gestão de empresas de segurança em diversas palestras pelo país. Além de falar, registra suas experiências em um blog, o Gestor Segurança, o qual colabora com textos periodicamente.

 

 

Compartilhe sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *