Nem mesmo a Nova Plataforma de Cobrança, com mais mecanismos de segurança, foi eficiente na extinção de fraudes em boletos, gerados por estelionatários e hackers.
Para que você ou seu cliente não sejam lesados por boletos fraudados é preciso estar atento a alguns pontos. 

Como um boleto fraudado pode ser gerado?

Vírus no computador

Essa é a fraude mais comum e é causada por um vírus também chamado de Bolware. Ele é usado por criminosos para invadir ambientes digitais como computadores, celulares e pen drives. Ele tem acesso ao documento do boleto e consegue fazer as alterações, como valores e conta destino.

Além disso, o vírus tem acesso ao seu navegador, podendo monitorar as páginas que você acessa e também seu email. Se o seu cliente possuir um vírus na máquina, ao baixar o boleto recebido, o vírus irá alterar a linha digitável e código de barras. Até mesmo dentro do seu email o boleto pode ser alterado.

Envio de boletos por email de contas diversas

Provavelmente você já tenha recebido um email com um boleto de uma empresa que você nem conhece ou fez uma compra. Esse é mais um golpe comum. Para evitá-lo, peça para seu cliente sempre validar o remetente do email. Boletos fraudados, muitas vezes, são encaminhados por endereços diversos.

Como evitar?

Confira, sempre, as informações do boleto

Antes do seu cliente realizar o pagamento de um boleto, peça que ele confira os dados do mesmo. Analise os dados do beneficiário ao fazer a leitura para pagamento e verifique se bate com as informações que aparecem no boleto. Caso não, peça que ele contate a empresa para validar, pois pode estar com um boleto fraudado.

Mantenha o antivírus atualizado

Tenha um antivírus atualizado em todas as suas máquinas e mantenha sempre o seu sistema operacional atualizado, fortalecendo assim a segurança do seu computador/dispositivo. Frise com o seu cliente a importância de fazer o mesmo em seu computador. 

Opte por pagamentos online

Informe seu cliente que, ao receber o boleto, evite imprimir o mesmo para realizar o pagamento, pois nesse processo um vírus pode alterar a linha digitável e código de barras. Peça para que ele opte por pagamentos online.

Não atualize o boleto em sites suspeitos

Há algum tempo é possível pagar um boleto vencido em qualquer instituição bancária, não sendo necessária a atualização dele caso esteja vencido. Mesmo assim, se por algum motivo seu cliente quiser atualizar, peça que contate a empresa para solicitar um boleto atualizado. Hoje existem muitos sites falsos que levam você a pensar que está atualizando no banco, mas ao atualizar, é gerado um boleto fraudado.

O que fazer se me tornar uma vítima? 

Se você ou o cliente realizou o pagamento do boleto, deve realizar um Boletim de Ocorrência, apresentando o boleto original e o fraudado, assim como comprovante de pagamento.

A orientação é que também entre em contato com o banco destinatário (emissor do boleto fraudado) com a maior brevidade possível, para solicitar o estorno do pagamento. O gerente do banco que recebeu o pagamento tem obrigação de fazer isso e auxiliar o cliente lesado a encontrar o valor. Estes valores podem ser estornados ou direcionados para a conta correta.

SOLUÇÕES DE PAGAMENTO

Receba de seu cliente de forma rápida e segura

CONHEÇA O BOLETO E O CARTÃO INSIDE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *