O que há de novo na emissão e pagamento de boletos

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O que há de novo na emissão e pagamento de boletos





A forma de nos relacionarmos com os boletos vai mudar. A partir de julho entrará em vigor a Nova Plataforma de pagamentos que pretende aperfeiçoar o modelo atual com mecanismos que trazem:

-  mais controle,

- mais agilidade,

- mais segurança.

Por outro lado, ela pode ser, para quem emite os boletos, menos flexível e mais cara.

Desta forma, o registro dos boletos passa a ser obrigatório, bem como a inclusão do CPF/CNPJ do pagador dentre outras determinações. A Febraban – Federação Brasileira de Bancos – orienta aos clientes que operam na modalidade sem registro a contatar com sua instituição financeira para alinhar a emissão dos boletos com registro.

ATENÇÃO!
Os boletos emitidos para 2017 continuarão válidos. Já o emissor (empresa beneficiária) precisará comunicar e registrar o boleto na Instituição Beneficiária. Um boleto sem registro, emitido antes da implementação da Nova Plataforma, poderá ser registrado. O emissor deverá manter contato com a Instituição Beneficiária para ajuste desse procedimento

MUDANÇA GRADATIVA

O setor bancário estabeleceu um cronograma de validação dos boletos na Nova Plataforma. Por isso, a implantação será feita em etapas:

Todos os boletos com valor

Data do início de validação

Igual ou acima de R$ 50.000,00

10/07/2017

Igual ou acima de R$ 2.000,00

11/09/2017

Igual ou acima de R$ 500,00

09/10/2017

Igual ou acima de R$ 200,00

13/11/2017

Boletos de todos os valores

11/12/2017


 
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