Se você não entende de pessoas, não entende de negócios

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Se você não entende de pessoas, não entende de negócios


Essa é uma afirmação óbvia, mas ao mesmo tempo reflexiva e preocupante. Será que as empresas realmente investem e se preocupam com o seu maior patrimônio, as pessoas? E neste caso, entenda pessoas como colaboradores, clientes e fornecedores.


O consultor inglês Simon Sinek, criador do “Círculo de Ouro” e autor do livro “Star with why”, que no Brasil foi lançado com o nome de “Por quê? – como grandes líderes inspiram ação”, diz que se nossas empresas são feitas de pessoas, assim como as empresas de nossos fornecedores e nossos clientes são pessoas, então “se você não entende de pessoas, você não entende de negócios”.  Óbvio, não?


Alguns empresários pensam que por possuírem produtos e serviços com alto padrão de qualidade já seria o suficiente para o sucesso da sua empresa, mas isso não é verdade!  O livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas” (Daile Carnegie – 1936) relata que 85% do sucesso de um profissional ou de uma empresa, vem da capacidade que ela tem em lidar com os diferentes tipos de pessoas.


No segmento de segurança eletrônica, isso talvez seja ainda mais forte, justamente porque estamos falando de produtos e serviços ligados à entrega de sensação de segurança e de evitar traumas, que muitas vezes podem ser irreparáveis. Ou seja, pessoas comprando e entregando soluções ligadas às emoções.

 

Então, já que isso é fundamental para o sucesso, como posso me desenvolver para melhorar meu entendimento sobre como liderar, lidar e entender as necessidades dos indivíduos? Existem algumas teorias e técnicas que te auxiliarão a se transformar em um expert em pessoas.

 

Ferramentas valiosas

Uma excelente ferramenta, muito completa e complexa é o Eneagrama.  Existe também o D.I.S.C. que também é muito completa, mas um pouco mais simples, utilizada para conhecer o perfil e a tendência comportamental de um indivíduo. Pode ser utilizada pela sua empresa para entender qual a melhor forma de motivar, treinar ou alocar um colaborador na melhor função dentro da empresa e assim, conseguir os melhores níveis de produtividade, simplesmente porque “ele nasceu para isso”. 

 

Na empresa, muitas vezes, perde-se um colaborador por não ter encontrado a melhor forma de reconhecer seu trabalho - apenas por não conseguir enxergar que ele está prestes a sair simplesmente porque é introspectivo e não vai partir dele a exteriorização de suas aflições. Aí, cabe à empresa encontrar a melhor forma de identificar, tratar e solucionar essa situação.

 

Se olharmos mais focado para o mundo das vendas, que é a minha especialidade, o método D.I.S.C., permite ao vendedor conhecer as tendências comportamentais de clientes aumentando significativamente as chances de converter a venda. O vendedor adapta seu comportamento a preferência do cliente, criando empatia e afinidade.  

 

Chega de achar que as relações duradouras entre os stakeholders acontecem por sorte, acaso ou coincidência. Essas três palavras, em minha opinião, devem ser substituídas por competência, conhecimento e humildade para reconhecer que temos que estudar as pessoas.

 

Se você é um profissional que quer melhorar o seu desempenho, entenda que isso só vai acontecer quando você se especializar em pessoas. Invista em seu aprimoramento nas relações interpessoais. 


Ou vai me dizer que você nunca se arrependeu de ter feito ou falado algo quando agiu com emoção? Sinto muito, mas quem não entende de pessoas, não entende de negócios.

 

Bons negócios e boas relações interpessoais!

 

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Sobre o autor



Edson Scattolin

Formado em administração de empresas e comércio exterior. Especialista com mais de 33 anos de experiência em vendas e negociações. Consultor comercial de empresas de diversos segmentos. Ministra treinamentos pelo SIESE-SC e já prestou consultoria em empresa do segmento de segurança eletrônica obtendo excelentes resultados no incremento das vendas.



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