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Gestão para empresas de segurança.
A dúvida é recorrente entre os gestores de empresas de segurança eletrônica que vendem e/ou locam equipamentos como câmeras e sensores, e a resposta exata não existe. Cada caso deve ser analisado.
O texto poderia se encerrar por aqui mesmo, mas o objetivo é demonstrar pontos positivos e negativos de cada uma das modalidades de trabalho, que talvez você ainda não tenha levado em consideração no momento de fechar um novo contrato com o seu cliente.
Sem dúvidas, é a forma que menos gera dor de cabeça no médio e longo prazo para um gestor de empresa de segurança. Acorda-se o valor e o cliente honra com a condição – à vista ou a prazo – e a forma de pagamento – dinheiro, cartão, cheque.
E se o equipamento apresentar defeito? Aí vem a garantia do fabricante que “isenta” de certa forma a sua empresa (mais informações, por favor consulte o CDC). Se estiver fora da garantia, vende-se um novo equipamento, lucra-se com a venda e a vida continua.
– Tudo certo, mas havia um concorrente no meio do caminho.
Com o preço do monitoramento mensal lá em baixo (literalmente), a concorrência começa a atacar a sua carteira de clientes. Atraído pelo menor preço e sem entender muito bem a qualidade e diferenciação dos seus serviços, seu cliente opta por migrar para os serviços da outra empresa.
Para a concorrência, o ambiente perfeito: todo o sistema encontra-se instalado e o melhor, é do cliente. Basta ajustar a central, receber os eventos e pronto. Sem muito esforço, um cliente da sua carteira foi abocanhado!
– Já sei! Vamos trabalhar com locação/comodato de equipamentos, que são nossos, assim conseguimos ‘fidelizar’ mais os clientes.
E aí a empresa passa a locar os equipamentos. O relacionamento com o cliente torna-se mais estreito. Os itens são de propriedade da empresa, que cobra um valor mensal (locação), ou o cede em comodato para ser utilizado com a finalidade de prestação dos serviços de monitoramento.
Agora, os incentivos do cliente migrar para a concorrência são praticamente mitigados. Afinal de contas, se ele cancelar, todos os equipamentos serão retirados para que então sejam instalados os equipamentos do seu concorrente.
Que cliente irá se dispor a este transtorno ficando sem monitoramento até o fim da transição?
A empresa passa a ter a necessidade de dispor maior quantidade de capital para se financiar em curto e médio prazo. Afinal de contas, investe-se hoje na compra dos itens e o valor dos equipamentos se pagam ao longo do contrato.
Se um sistema custar R$ 1.500,00 e o cliente paga de mensalidade R$ 150,00 não é difícil perceber que os 10 primeiros meses de contrato serão destinados somente para cobrir essa despesa. E se ele cancelar o contrato com 8 meses, por exemplo? Quais garantias contratuais a sua empresa possui?
Os atendimentos de manutenção corretiva começam a subir consideravelmente e, lembre-se, os equipamentos são da sua empresa. Logo, quem é responsável pela sua manutenção? Isso mesmo!
Você precisará prestar manutenção sem sequer cobrar do seu cliente muitas vezes. Portanto, certifique-se da qualidade dos equipamentos e do nível de falha que os mesmos possam apresentar ao longo do seu tempo de vida útil.
Percebe que não há uma resposta pronta? Existem, sim, alguns fatores que você pode levar em consideração em cada caso, como:
Projetos com custo muito elevado tornam-se difíceis de serem vendidos. Pense em um projeto de portaria remota e no seu custo elevado de implementação. Por vezes, o condomínio não dispõe de fluxo de caixa para este investimento, levando em conta o alto passivo trabalhista dos porteiros físicos a serem desligados. Nestes casos, geralmente, opta-se pela locação dos equipamentos.
Por outro lado, a empresa precisa dispor de alto capital para sustentar o fluxo de caixa negativo até que os equipamentos se paguem. Já os projetos que exigem baixo investimento, como um sistema simples de alarmes, têm maior viabilidade de locação, analisando a ótica do custo.
Com quais marcas a sua empresa trabalha? Elas apresentam boa relação custo X benefício quando o assunto é manutenção? A regra geral é que equipamentos de baixo custo apresentem mais defeitos do que aqueles equipamentos mais caros. Isso se aplica à sua realidade?
Qual o valor mensal médio cobrado em sua região? A mensalidade que você cobrará do seu cliente será capaz de cobrir o custo dos equipamentos e remunerar o serviço mensal? É importante entender onde você irá diluir o custo destes equipamentos de forma mais eficiente. E isso pode variar por região e, também, por cliente.
O Espelho do Orçamento é uma das funcionalidades do módulo Comercial do Sistema Service. Com ele o gestor analisa, em uma tela, o valor do produto, o valor mensal da locação, em quanto tempo o valor investido irá retornar para a empresa e, em caso de venda, qual será o lucro da venda. Com este quadro comparativo, é ele quem irá decidir qual é a melhor opção: venda ou locação.